BENDITO SEJA DEUS. O CRISTÃO ESTÁ LIBERTO DO DOMÍNIO E PODER DO PECADO. O CRISTÃO UNIDO A JESUS CRISTO PELA FÉ EM SUA MORTE, MORREU PARA A VIDA ANTIGA E RESSUSCITOU PARA UMA NOVA VIDA: "SABENDO ISTO: QUE O NOSSO VELHO HOMEM FOI COM ELE CRUCIFICADO,PARA QUE O CORPO DO PECADO SEJA DESFEITO,A FIM DE QUE NÃO SIRVAMOS MAS AO PECADO"( ROMANOS: 6.6) . PAULO, APÓS AFIRMAR QUE O HOMEM NÃO É JUSTIFICADO PELAS OBRAS DA LEI, MAS PELA FÉ, FAZ UMA DECLARAÇÃO E RECONHECE O AMOR JESUS CRISTO PELA HUMANIDADE( GÁLATAS: 2. 16) . A FÉ É O MEIO DE RECEBER A JUSTIFICAÇÃO E NÃO O SEU FUNDAMENTO.
A CRUCIFICAÇÃO COM JESUS CRISTO É NOSSA PARTICIPAÇÃO TANTO NA MORTE, COMO NA SUA VIDA. A MORTE PARA O "EU", PARA A "CARNE", PARA AS "AMBIÇÔES CARNAIS" E PARA OS IMPULSOS PECAMINOSOS, CONFORME ROMANOS 6.6. POR OCASIÃO DESSA MORTE ,O PODER DA MORTE ESPIRITUAL FICA ANULADO E A ALMA DO CRISTÃO FICA,ENTÃO, LIBERTA PARA TER VIDA ESPIRITUAL E, FINALMENTE, APROPRIAR-SE DA VIDA ETERNA: " MAS,AGORA,LIBERTOS DO PECADO E FEITOS SERVOS DE DEUS,TENDES O VOSSO FRUTO PARA SANTIFICAÇÃO, E POR FIM DA VIDA ETERNA"( HEBREUS: 12. 14).
A EXPRESSÃO " NÃO SOU EU QUEM VIVE, MAS CRISTO VIVE EM MIM" SIGNIFICA QUE JESUS CRISTO, MEDIANTE O ESPIRITO SANTO, É QUEM VIVE NESSA VIDA NO CRITÃO. NESTE PROCESSO, O CRISTÃO VAI SENDO TRANSFORMADO NA NATUREZA ÉTICA E MORAL DELE , CUJA VIADA SE ANUNCIA POR SEU INTERMÉDIO. ISTOSE TORNA POSSÍVEL, POR CAUSA DA NOSSA UNIÃO COM ELE, EM SUA MORTE E RESSURREIÇÃO: " OU NÃO SABEIS QUE TODOS QUANTOS FOMOS BATIZADOS EM JEUSUS CRISTO FOMOS BATIZADOS NA SUA MORTE?" ( ROMANOS. 6.3) ATRAVÉS DA FÉ ESTAMOS UNIDOS A JESUS CRISTO,ASSIM COMO,EM NOSSO PAI ADÃO,CAÍMOS NO PECADO E FICAMOS SUJEITOS À MORTE, ASSIM TAMBÉM AGORA MORREMOS E FOMOS RESSUSCITADOS EM JESUS CRISTO. ISSO SIMBOLIZA O BATISMO. ESTA É A UNIÃO ENTRE A ALMA DO CRISTÃO E O ESPIRITO SANTO. A "UNIÃO EM CRISTO" É UMA EXPRESSÃO USADA POR PAULO, QUE SIGNIFICA A COMUNHÃO DOS CRITÃOS COM ELE( 1CO. 1.4) .
TRÊS VERDADES SÃO VINCULADAS Á NOSSA CRUCIFICAÇÃO COM JESUS CRISTO:
1- PARTICIPAÇÃO NOS BENEFÍCIOS DE SUA MORTE: ( PERDÃO DOS PECADOS, ROMANOS. 4. 24-25) 2- COMPANHERISMOS TANTO MORAL,COMO ESPIRITUAL COM ELE (FILIPENSES 3.10) 3- UNIÃO COM JESUS CRISTO SEUS SOFRIMENTOS E AFLIÇÕES EM FAVOR DA IGREJA E NA SANTIDADE DE VIDA (CL. 1.24-25). NESTAS CONSIDERAÇÕES PRESSUPÕE-SE A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO,EM CASO CONTRÁRIO,ESTES ATOS PODERIAM SER ENTENDIDOS COMO ATITUDES RESULTANTES SOMENTE DAS BOAS INTENÇÕES E PALAVRAS BONITAS.
QUE POSSAMOS ESTÁ CRUCIFICADO COM CRISTO.
UM ABRAÇO PR. WALDEMIR ESPINDOLA.